Pontes de madeira da BR 174 entre Castanheira e Colniza serão substituídas por de concreto
Presidente da Frente Parlamentar explica que as obras começam o mais breve possível
A pavimentação da BR 174 entre Castanheira e Colniza, está mais próxima de se tornar realidade.
Reivindicada há décadas o trecho é apontado como a principal rota de escoação da região noroeste do estado, interligando 7 municípios, sendo que a pavimentação do trecho visa eliminar um dos principais gargalos logísticos da região.
Atualmente, o percurso por terra é de 271 quilômetros, e já foram gastos milhões na manutenção do trecho com cascalhamentos e patrolamentos ao longo dos anos.
O percurso entre Juína e Colniza era a MT 170 (Rodovia Estadual), mas visando mais recursos, os prefeitos e lideranças da região, deputados estaduais, deputados federais e senadores se mobilizaram em 2008 e desta mobilização resultou o projeto de federalização da rodovia; a qual passou a ser BR 174 no ano de 2012, de Vilhena, passando por Juína e chegando até Colniza.
Pois após muitos anos de lutas e batalhas, o trabalho de pavimentação na região foi sendo protelado em promessas e reuniões até que de fato o trajeto foi inserido no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC2) e até licitações foram realizadas para iniciação dos trabalhos, parecia que tudo ia ser iniciado, mais por vários outros motivos tudo parou.
Foi aí que surgiu a Comissão Frente Parlamentar do Noroeste composta por vereadores de toda a região, que se uniram com o apoio do Senador, Wellington Fagundes, prefeitos, governador, deputados estaduais e federais e deram o impulso que precisava ser dado.
Em conversa com nossa equipe na manhã desta sexta-feira o presidente da Frente Parlamentar do Noroeste Marcos Venicio Rodrigues da Silva, nos explicou que o Estudo de Componente Indígena, necessário para obtenção do licenciamento ambiental para a obra de pavimentação e construção de pontes de concreto na BR-174, foi aprovado pelas comunidades indígenas Araras do Rio Branco e Povo Rikbaktsa.
Segundo ele os projetos para pavimentação e construção de 23 pontes na BR-174 estão sendo elaborados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura de Logística (Sinfra), por meio de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNit), sendo que está sob a responsabilidade do Governo do Estado a elaboração dos projetos, a obtenção de licenciamento ambiental e a execução das obras na rodovia.
De acordo com ele em razão da rodovia passar próximo de terra indígena, passando por duas comunidades, a obtenção de licenciamento é muito complexa e consiste em muitas etapas envolvendo vários órgãos, como a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além dos próprios índios.
Para ele, essa aprovação foi uma grande conquista, uma vez que o licenciamento garante que as obras das pontes possam começar já em 2021. Já a pavimentação ainda depende da elaboração do Plano Básico Ambiental Indígena, necessário para a obtenção de licença de instalação.
Agora segundo ele a meta é lutar para que de fato as pontes tenham o seu inicio já em 2021, pois enquanto estiver realizando as pontes. “Vamos trabalhando na elaboração do Plano Básico Ambiental Indígena para o asfaltamento do trecho, sendo que essa importante conquista se deve ao empenho da Frente Parlamentar do Noroeste que é composta por 69 vereadores, da região noroeste, pois com a ajuda do Senador Wellington Fagundes, foi conseguido 15 milhões que garantiu os direitos indígenas, além de 37 milhões para que a empresa ECOPLAN pudesse realizar o estudo de Componente Indígena”, explicou Marcos.
Fonte: Colniza MT Notícias
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