Colniza decreta situação de emergência por insuficiência hídrica; MT já tem 60 pedidos homologados
A determinação é da última sexta-feira e entrou em vigor no mesmo dia, porém, só saiu no Diário Oficial dos Municípios neste segunda
O prefeito de Colniza (a 1.057 km de Cuiabá), Milton Amorim (União), decretou emergência hídrica no município devido à seca severa que tem afetado a cidade e outros lugares de Mato Grosso. Sua preocupação maior é com o abastecimento nas unidades de saúde locais.
No decreto, o prefeito destacou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o hospital do município dependem do serviço de abastecimento fornecido pelo sistema de água do município para manter seu regular funcionamento, em especial a utilização e o acesso do serviço pelos usuários, além da manutenção da higienização do ambiente.
O decreto, que tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado se necessário, proíbe que a utilização de água fornecida pelo município para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, até que se reestabeleça a normalidade de abastecimento de água.
A determinação é da última sexta-feira (13) e entrou em vigor no mesmo dia, porém, só saiu no Diário Oficial dos Municípios neste segunda.
Com o decreto, Colniza passa a integrar o grupo de 60 que tiveram a situação de emergênciareconhecida pela Defesa Civil Nacional devido a incêndios florestais, seca e estiagem, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Fonte: Leia Agora/ Vanessa Araújo
O que achou? ... comente