Colniza-BR 174 uma nova realidade
A BR 174 desde o Município de Castanheiras ao Município de Colniza sempre foi uma vilã para todo tipo de veículos e a quem precisasse passar por este percurso, todos os usuários ao longo dos anos se depararam com muitas dificuldades de acesso a cidad
A BR 174 desde o Município de Castanheiras ao Município de Colniza sempre foi uma vilã para todo tipo de veículos e a quem precisasse passar por este percurso, todos os usuários ao longo dos anos se depararam com muitas dificuldades de acesso a cidade de Colniza, os ônibus que se atrasavam em seus horários, caminhões com alimentos perecíveis não conseguindo chegar no prazo e os produtos tendo que ser descartados para o consumo, veículos leves com muitas dificuldades para passar nos incontáveis e profundos atoleiros, caminhões com víveres perdendo suas reses, e os de câmara fria perdendo suas mercadorias, os de madeira então que são a maioria pela alta produtividade do setor madeireiro na região, ajudavam a manter a fila de espera até em quilômetros para continuar a viagem, as pessoas em multirões se arriscavam em barrancos, barros, nos rios, para dar o mínimo e na maioria das ocasiões o máximo de força para ajudar o seu meio de locomoção ultrapassar a maior barreira que estavam passando.
Por não bastarem os inúmeros atoleiros os bueiros também se diluindo com a força das águas, as pontes então, que dificuldade, caindo com os caminhões outras sendo levadas com as fortes enchentes e os inúmeros galhos e árvores forçando as irem abaixo junto as correntezas, dentre estas o maior registro que ganhou forte repercussão foi a ponte do rio Canamã que após a passagem de um ônibus de passageiros em uma fração de segundos a mesma foi levada pela força das águas, trazendo em seguida um enorme transtorno a população, todo o tráfego foram orientados a seguirem por uma outra via alternativa, mas com o aumento repentino do fluxo de veículos a mesma tão logo ficou inviável.
No rio foi colocado uma balsa até baixar o nível das águas, para que fosse possível fazer a ponte novamente.
A balsa foi a única disponível pelo governo estadual para atender a demanda, que por sua vez a mesma era incompatível, capacidade da mesma para no máximo cinquenta toneladas; sendo que na região os caminhões principalmente os de madeira em sua maioria andam bem acima deste peso, levando assim a mesma sofrer cinco acidentes quatro caminhões carregado de madeira e um de brita.
Durante todos estes transtornos o Chefe do Poder Executivo, prefeito Assis Raupp cravava uma outra batalha nos bastidores do congresso nacional, na qual buscava assiduamente meios para que a BR 174 deixasse de ser o foco das atenções negativas da região noroeste do Estado do Mato Grosso. Exatamente o que aconteceu, após a BR 174 ser inserida na malha viária federal, foi possível o DNIT executar a contratação de uma empresa para fazer constante manutenção na BR e a mesma deixar de ser negativamente mais comentada por seus incontáveis atoleiros, pontes destruídas e bueiros rompidos.
Com a contratação a empresa pode executar em tempo recorde a construção da ponte de madeira do Rio Canamã, levando apenas 52 dias para ser concluída após o nível das águas terem baixado.
O perímetro em execução começa no município de Castanheiras e até o momento finaliza no km 100 próximo o distrito do Guariba. Com estas ações foi possível a gestão atual atender uma reivindicação dos moradores do Vale do Salvação que a tempos lutavam por concretizar uma obra muito difícil com poucos recursos, o aterro do Vale do Salvação foi concluído no mesmo ano de 2014, ano do início das obras.
O Vale do Salvação sempre foi um desafio aos moradores e usuários da estrada, pois com as enchentes do Rio Salvação alagava a estrada sendo impossível a travessia e na necessidade de trafegar as pessoas corriam os riscos a passar por dentro da água a pé, de moto, de carro e caminhões e quem se arriscasse corria grande risco de ter seu veiculo danificado causando prejuízo as pessoas. Levando a ter vários registros de motos e carros danificados e até uma vítima fatal em sua travessia foi eletrocutada por peixeelétrico.
Com o aterro todos estes problemas foram eliminados e os moradores do Vale do Salvação comemoram por essa conquista. Neste ano de 2015 as obras de patrolamento, cascalhamentoconstrução de pontes continua e para a satisfação de toda população não foram registrados ocorrências de atoleiros no perímetro entre o município de Colniza ao município de Castanheiras, mesmo com as chuvas a estrada continuou o seu acesso sem impedimentos.
“Estamos aguardando todos os procedimentos necessários para que seja feito a pavimentação da BR 174, mas até que esta obra inicie podemos contar com a presença do Dnit através da empresa contratada para manter nossa estrada em boa condição de rodagem”. Disse o Prefeito Assis Raupp.
Fonte: Elias Felix de Oliveira
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