Caminhoneiros ameaçam “invadir” ruas de Várzea Grande
Caminhoneiros que precisam passar diariamente pela Rodovia dos Imigrantes (MT-407) ameaçam invadir as ruas e avenidas centrais de Várzea Grande, usando-as como vias de passagem para escoamento da produção, caso o Poder Público não realize a manuten?
Caminhoneiros que precisam passar diariamente pela Rodovia dos Imigrantes (MT-407) ameaçam invadir as ruas e avenidas centrais de Várzea Grande, usando-as como vias de passagem para escoamento da produção, caso o Poder Público não realize a manutenção da estrada.
A rodovia foi federalizada em outubro do ano passado, mas nada ainda foi feito no local, para desespero dos caminhoneiros que precisam enfrentar longos congestionamentos no trecho de 28 km diariamente, que vai do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o entroncamento com as BRs 070, 163 e 364 – nas proximidades do bairro Tijucal, em Cuiabá.
Ao MidiaNews, o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Mato Grosso (Sindicam), Roberto Pessoa, afirmou que começou a emitir autorização para os caminhoneiros “invadirem” a cidade, entrando no Trevo do Lagarto e seguindo pelas principais avenidas, até chegar à Ponte Maria Eliza Bocaiúva (Ponte Nova).
"Tem buraco lá que está ‘engolindo’ cabine de caminhão! Isso é falta de respeito"
“Estamos cansados de pedir ao Governo do Estado para que realize a manutenção da rodovia. E não estou falando de passar tapa-buraco na rodovia, porque não adianta. O terreno lá não suporta mais nada e, na primeira chuva, as ‘panelas’ abrem de novo, no meio da pista. Tem buraco lá que está ‘engolindo’ cabine de caminhão! Isso é falta de respeito”, reclamou.
De acordo com Pessoa, nos últimos dias, os congestionamentos nos dois lados da via tem somado 10 km e os caminhoneiros têm demorado de seis a sete horas para conseguir atravessar a rodovia.
“Estou autorizando os trabalhadores a passarem por dentro da cidade. Ou eles [Governo] adequam, arrumam aquela estrada, ou nos aceitam passando pelo meio da cidade. Estamos há mais de dois anos pedindo e eles não fazem nada. Só estão preocupados com a Copa”, afirmou.
A péssima condição da Rodovia dos Imigrantes não é novidade – bem como os graves acidentes registrados na estrada.
"Estamos há mais de dois anos pedindo e eles não fazem nada. Só estão preocupados com a Copa"
Em janeiro deste, a reportagem do MidiaNews trafegou pelo local, verificando in loco o sofrimento diário dos caminhoneiros e moradores da região que, além de buracos, precisam lidar com uma via sem acostamento, onde a falta de fiscalização permite que motoristas ajam, muitas vezes, com imprudência – leia mais AQUI.
Segundo o presidente do Sindicam, aproximadamente 25 mil caminhões passam pela MT-407 diariamente. A via é usada, principalmente, para escoamento da produção do Estado para o resto do país.
Diálogo
O Sindicam pediu por soluções ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Mato Grosso, segundo Pessoa, mas o órgão alega que aguarda pelo envio de documentos por parte do Governo do Estado para a conclusão do processo de federalização, quando a rodovia deverá ganhar praças de pedágio.
Enquanto o processo não é concluído, a responsabilidade de manutenção da estrada seria do Estado, segundo o presidente.
Federalização
Em 16 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado o contrato para a realização de intervenções na via. A pasta responsável pelos dois contratos é a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu).
O lote 1, no valor de R$ 1,1 milhão, ficou sob responsabilidade da JBS – Consultoria, Projetos e Construções Ltda., que deverá elaborar o projeto executivo de duplicação e ampliação da capacidade da rodovia MT-407, no trecho do entroncamento das BRs 070, 163 e 364 (Trevo do Lagarto) até a Ponte JK, com extensão de 23,5 km.
O lote 2 do edital, pelo valor de R$ 819,4 mil, leva em conta uma extensão de 12,14 km e está nas mãos da empresa Exímia Engenharia e Consultoria Ltda.
Fonte: LISLAINE DOS ANJOS/ Midia News
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