Autoridades da região noroeste articulam trancar a ponte do Rio Juruena devido o descaso com a BR 174 entre Colniza e Castanheira
A região noroeste de Mato Grosso sofre há anos com a falta de estradas de qualidade
Inconformado com a situação caótica em que se encontra a BR 174 entre Castanheira e Colniza, o presidente da Frente Parlamentar do Noroeste Marcos Venicio Rodrigues da Silva, já está articulando com empresários e lideranças políticas da região, a possibilidade de realizar o bloqueio da ponte do Rio Juruena, entre Juína e Brasnorte por tempo indeterminado, visando pressionar os órgãos competentes a dar mais agilidade nos tramites processuais.
E ao conversar conosco Marcos nos explicou que esta semana recebeu a pior ligação dos últimos três anos, relatando que a pavimentação não terá mais seu início em 2020 devido à burocracia.
“Sabemos que tem 37 milhões para pagar a empresa ECOPLAN. Sabemos que tem 15 milhões que é para garantir o direito dos indígenas só que dependemos do Ministério Público Federal, SINFRA, DNIT, FUNAI, nossos Senadores e Deputados Federais. Precisamos iniciar o lote 1 que já vai solucionar o problema do Rio Vermelho, só que preferem gastar de 12 à 80 milhões em recuperação de estrada do que iniciar a pavimentação de um lote que já ajudaria a população do Vale Dos Esquecidos. Pois morar no Noroeste de Mato Grosso, é para guerreiros por quê quem está sentado no Bom escritório num bom gabinete com diária boa avião a sua porta não ta nem aí para essa população então eu venho aqui dizer ao meus companheiros do Noroeste de Mato Grosso Vereadores, Prefeitos e lideranças fomos abandonado mais uma vez. Quero relatar que já terminamos o trabalho de campo, agora só falta o parecer da FUNAI que pediu 180 dias para dar o parecer. Este é o país quanto pior, melhor onde o desenvolvimento não é para todos ” destacou.
PORTARIA PUBLICADA PELO DNIT
Em relação a portaria que foi publicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que proíbe o tráfego de veículos acima de 48,5 toneladas na BR-174, Marcos se demonstrou totalmente contrário, pois de acordo com ele a medida além de prejudicar a escoação de produtos para os municípios prejudica também a geração de empregos, sufocando o crescimento da região.
A região noroeste de Mato Grosso sofre há anos com a falta de estradas de qualidade para escoar sua produção e vive esquecida pelos governantes.
Reivindicada há décadas o trecho entre Castanheira e Colniza é apontado como a principal rota de escoação da região interligando 7 municípios, sendo que a pavimentação do trecho visa eliminar um dos principais gargalos logísticos da região.
Atualmente, o percurso por terra é de 272 quilômetros, e já foram gastos milhões na manutenção do trecho com cascalhamentos e patrolamentos.
Fonte: Colniza MT Notícias
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