A forte atuação do Busca Ativa Escolar no município de Colniza
A Estratégia do Busca Ativa Escolar no município tem fortalecido ações teóricas e práticas, na luta contra dois grandes desafios da educação: a evasão escolar e alunos em idade obrigatório fora da escola.
Na data de 29 de novembro de 2022, as 19 horas nas dependências da Escola Municipal Bom Jesus foi realizado o 1º Encontro Intersetorial do Busca Ativa Escolar com participação de diretores, coordenadores e secretários escolares tanto da rede estadual quanto da rede municipal de ensino.
O encontro teve a presença da Secretária Municipal de Educação Selma Dill de Paula, Assessora pedagógica Estadual Tadna Rios Figueiredo, Assessora Pedagógica Municipal Ceres Regina Bahls Kava, Coordenadora Operacional de Colniza Rute de Souza Oliveira que conduziu o Encontro. O Encontro teve ainda a participação ilustre da Mobilizadora da Busca Ativa Escolar pela UNDIME Sandra Regina de Souza Ghanem e da Doutora em Ciências jurídicas e Sociais, Pós-graduada em Comportamento Humano Gestão, e Auditoria do Estado Cassyra L. Vuolo de Cuiabá em participação via Meet (online).
Neste evento com a participação de todas as Escolas Municipais e Estaduais foi realizado um bate papo sobre a Estratégia do Busca Ativa Escolar no município e os avanços relacionados à evasão escolar e o atendimento aos alunos que se encontram fora da escola através da parceria com o Ministério Público, da Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde.
Vale mencionar que o Busca Ativa Escolar em Colniza vem desenvolvendo um trabalho de extrema importância para a educação em geral, com grandes conquistas como o Decreto 123/2022/GP de 28 de novembro de 2022 que cria oficialmente a Estratégia do Busca Ativa Escolar e institui o Comitê Gestor Intersetorial e a Portaria nº 302/GP/2022 de 28 de novembro de 2022 que institui os representantes do Comitê Gestor Inter setorial.
No ano de 2022 o Programa teve forma atuação voltado para a regularização da Estratégia no município e com atendimentos aos casos mais críticos de alunos fora da escola, para o ano letivo de 2023 haverá reforços voltados para busca ativa na prática, onde nenhum aluno pode ficar fora da escola, sendo ensino obrigatório dos quatro aos dezessete anos.
A Busca Ativa Escolar no município de Colniza veio para fortalecer a educação e principalmente garantir que nenhum direito da criança em ensino obrigatório possa ser violado, lugar de criança é na escola #Fora da Escola Não pode.
“A Educação não tem preço. Sua falta tem custo!” Secretaria Municipal de Educação de Colniza, Estado de Mato Grosso.
O que achou? ... comente