Seminário orienta alfabetização na idade certa
Professores da rede estadual de ensino participaram do V Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic). O evento fez parte do ciclo de debates, oficinas e trocas de experiências.Criado em 2012, o Pnaic tem como princip
Professores da rede estadual de ensino participaram do V Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic). O evento fez parte do ciclo de debates, oficinas e trocas de experiências.
Criado em 2012, o Pnaic tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam plenamente alfabetizadas. O programa contempla a participação da União, dos estados e municípios. 80 alfabetizadores do Estado estiveram à frente das discussões.
Eles serão multiplicadores no atendimento em escolas que ofertam o primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).
Segundo explica a Coordenadora-geral do Pacto em Mato Grosso, professora da UFMT – campus de Rondonópolis, Cancionila Janzkovski Cardoso, a iniciativa trabalha "em rede", com orientadores educacionais funcionando como multiplicadores do programa nas escolas.
Atualmente os professores já utilizam da metodologia debatida e aprendida nas oficinas no trabalho em sala de aula. "Os depoimentos que eles nos trazem é de que a prática pedagógica da alfabetização ocorrida em Mato Grosso já está transformando este Estado", afirma.
"Tivemos vários depoimentos espetaculares, imagens reais de experiências concebidas, por exemplo, com crianças aprendendo matemática da maneira tradicional, mostrando apatia e desinteresse, e as mesmas crianças aprendendo matemática já super felizes, depois obviamente que o alfabetizador utilizou-se de jogos e ferramentas lúdicas, enfim, de um método cuja sequência didática foi originado no Pacto", explica.
A coordenadora avalia que a falta da alfabetização na idade certa é um problema crônico, com relatos de pessoas nas faculdades com sintomas precários de alfabetização.
A falta de alfabetização na idade certa em Mato Grosso, contudo, não tem tempo estimado para acabar. A coordenadora acha, por isso, que somente com o investimento maciço na educação primária poderá reverter este quadro. "Quanto mais o professor se capacita, mais sentimos reflexos positivos na alfabetização da criança".
Uma escola em Rondonópolis começou o ano com 365 alunos analfabetos e terminou 2014 com apenas 60 desses alunos na mesma condição. "Ainda existiu um saldo muito grande. Devemos nos esforçar para alfabetizar todas", decreta a coordenadora.
Para a coordenadora, o investimento na formação continuada dos professores precisa ser a longo prazo. "Não adianta um curso acontecer de um a dois anos, e achar que já resolveu todos os problemas. Precisamos de muitos investimentos do Estado, do município e do Governo Federal na formação de professores".
Não há como dimensionar quantos anos precisaríamos para zerar o analfabetismo das crianças em Mato Grosso. "Os gestores devem se preparar para um investimento pesado não somente na formação dos professores ainda por um bom tempo, mas no reconhecimento profissional, na melhoria dos salários e nas condições de trabalho da categoria", finalizou
O V Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aconteceu entre os dias 23 a 25 de fevereiro no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Fonte: Da Assessoria
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