Motoristas e produtores reclamam das péssimas condições de trafegarem na MT-322
Certos trechos da rodovia foram encascalhados no começo do ano, mas não foi feito como deveria
A MT-322 antiga BR 080 sempre foi um trajeto problemático, neste final de ano com o começo das chuvas que caem na região Norte Araguaia, a situação se agravou e muito, existem trechos onde transitar é praticamente uma "missão quase impossível".
Com 274 km entre o trevo de Matupá até a cidade de São José do Xingu e com empresas e fazendas que ficam ao longo da rodovia, há corajosos motoristas que ousam enfrentar esse desafio, segundo relatos de alguns deles, os caminhoneiros sofrem muito com o péssimo estado de conservação da rodovia.
Certos trechos da rodovia foram encascalhados no começo do ano, mas não foi feito como deveria, e isso pode ter piorado a situação. Fazendeiros da região estão sofrendo com o péssimo estado da rodovia e clamam por uma solução todos os anos, mas segundos eles nada aconteceram.
“Realmente vê-se a intenção do Governo do Estado de manter um trabalho de manutenção da estrada que liga duas importantes regiões, mas temos que reconhecer em loco que a única solução para resolver de vez essa situação de isolamento é o asfalto, 60km de asfalto foi feito ligando o trevo de Matupá/BR163 até o Distrito de União Do Norte, agora resta torcer para que o Governo consiga colocar em seu orçamento recursos para concluir esse trecho e assim melhorar a economia e até promover o desenvolvimento a uma região que tem tudo para se tornar o novo "Berço da produção de grãos do Estado".”, concluiu um dos grandes produtores da região que preferiu ter sua identidade não revelada.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado Marcelo Duarte, em março de 2015,disse que iria ser solicitado a Federalização da rodovia voltando assim a ser BR-080 tirando dos cofres do Estado a responsabilidade de arcar com o alto custo da pavimentação do trecho, porém até hoje nada foi feito nesse sentido, assim a população espera pacientemente pela ação imediata, que algum dos Governos (Federal ou Estadual) repasse recursos para asfaltar e assim solucionar o grande entrave do desenvolvimento agrícola desta importante região.
A única proposta que já virou realidade foi a reforma da Balsa indígena que faz a travessia do Rio Xingu, uma nova balsa foi entregue e tem o nome de Estradeiro 2 na lateral, a bonita e agitada água doce do rio contrasta com o preço salgado da travessia, 50 reais para moto indo até a 200 reais para atravessar uma carreta.
Fonte: Agencia da Noticia
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