Facebook cria opção de fotos em 360 graus
Facebook está buscando novas formas de aumentar a criatividade de seus usuários. A gigante das redes sociais anunciou, ainda nesta quinta-feira, 12 de maio, uma nova ferramenta imersiva para o feed de notícias, possibilitando a criação de fotografias
Facebook está buscando novas formas de aumentar a criatividade de seus usuários. A gigante das redes sociais anunciou, ainda nesta quinta-feira, 12 de maio, uma nova ferramenta imersiva para o feed de notícias, possibilitando a criação de fotografias em 360 graus. Será possível usar smartphones e equipamentos fotográficos para registrar todos os ângulos de um ambiente e enviar os resultados diretamente pelo app do Facebook.
A função é similar à já existente opção de vídeo, onde os usuários também conseguem capturar tudo ao seu redor e compartilhar na plataforma. Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg, da mesma forma, anunciou uma câmera imersiva, a Facebook Surround 360, cujo design é tão futurista quanto gadgets de ficção científica.
Facebook Surround 360 é capaz de capturar conteúdo em 360 graus e em três dimensões, criando uma nova etapa no setor profissional de fotografia. Ao todo, são 17 sensores fotográficos que compõem a novidade, além de um software embutido que ganha a responsabilidade de reunir o conteúdo capturado através de todas essas lentes e renderizá-lo.
Trata-se de um equipamento voltado à indústria, provavelmente sendo vendido por um valor muito elevado. Cada “olho” seria capaz, em teoria, de gravar em resoluções de até 8K, usando streaming dinâmico, uma tecnologia própria do Facebook, compatível com o Gear VR, da Samsung, por exemplo. O gadget, naturalmente, será compatível com o Oculus Rift, óculos de realidade virtual pertencente à rede social.
Enquanto o Facebook Sorround 360 é mais interessante para os cineastas e diretores, a mudança que está por vir no feed do Facebook, permitindo a criação de imagens em 360 graus, afetará diretamente todos os usuários da plataforma mobile e desktop.
Não há informações sobre quando a função vai estrear, mas a opção similar para vídeos está ativa desde setembro do ano passado, 2015, portanto é possível que o time do Facebook responsável pela novidade esteja trabalhando a todo o vapor para fazer isso acontecer o mais rápido que eles conseguirem.
Continuaremos a acompanhar as notícias da rede social de Mark Zuckerberg, atualizando o tópico caso haja alguma mudança na situação do feed de notícias.
tudocelular
O que achou? ... comente